terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Investir em ações é um bom negócio?

A falta de informação é um dos principais fatores que afastam as pessoas do mundo dos investimentos. Para piorar, muitas vezes as dúvidas são “sanadas” por pessoas sem o devido conhecimento necessário. Isso é ruim para todos, instituições financeiras e pessoas físicas, de modo geral. Ao afastar-se da diversificação de investimentos, você se afasta também da possibilidade de obter melhores rendimentos, de maneira mais segura.

Reunimos algumas das perguntas que mais recebemos em nossos canais de atendimento e as listamos a seguir. Lembrando sempre que, caso persista alguma dúvida ou que, a partir do material apresentado, novos questionamentos surjam, estamos à disposição, de segunda à sexta, das 9h às 18h, através do nosso Atendimento Online. Ficaremos felizes ao conversar com você!

Como faço para investir na Bolsa? Existem duas possibilidades para quem quer começar a investir: via corretora de valores ou via bancos. Somente essas instituições estão habilitadas para atuar no mercado mobiliário.

O que são “papéis”? Ações ou pequenos "pedaços" de uma empresa. Por isso, quem detém ações de uma companhia é dono de uma parte dela - ou melhor, é um dos seus acionistas (sócios). 

Existe um valor mínimo para começar? Não. O valor a ser aplicado varia em função do preço das ações que o investidor deseja adquirir. A maior parte das ações é vendida em lotes, o que encarece a operação. Mas também existem outras opções, como Fundos de InvestimentoTesouro Direto, que não necessitam de um investimento inicial tão alto para ser rentável.

Comprei uma ação. Por quanto tempo devo ficar com ela até que eu possa vendê-la? Não há um prazo mínimo nem máximo para que um investidor fique em posse de um “papel”. Existem casos em que a ação é comprada e vendida no mesmo dia (Day trade). Por outro lado, também há investidores que possuem a mesma ação por anos. Mas afinal, o que é melhor? Não há uma resposta certa para essa pergunta. Diversos fatores deverão ser avaliados para que a decisão de vender ou manter a posse de uma ação seja tomada.

Rende mais que a poupança? Depende. Investimento em ações tem o cunho da renda variável, ao passo que a poupança tem o rendimento fixo. É preestabelecido quanto a poupança irá proporcionar de lucro ao investidor. Na renda variável, depende dos bons negócios que o investidor fará. Ter o auxílio de profissionais qualificados (LINK PARA LIDERANÇA RANKING 2012) é imprescindível para que os ganhos possam ser maiores.

Conheça e entenda mais sobre o investimento em ações: Geral Investimentos - Ações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?