sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Dama de Ferro

Na última segunda feira (08/04/2013), morreu Margaret Thatcher, a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira Ministra Britânica. Seu modelo de governo, baseado no neoliberalismo, ficou conhecido como “Thatcherismo” e influencia líderes políticos de todo mundo, ainda nos dias de hoje. Thatcher ocupou o cargo por três mandatos consecutivos, de 1979 a 1990, transformando radicalmente o Reino Unido.

Lorde Tim Bell, porta-voz da família, comunicou ao mundo a morte da “Dama de Ferro” (apelido dado pela mídia da União Soviética, em 1976, em virtude de sua posição firme contra o comunismo), em consequência de um acidente vascular cerebral. Thatcher não falava em público desde o ano de 2002, quando foi aconselhada por seus médicos a não discursar para grandes audiências, uma vez que já apresentava falhas na memória.

Mesmo afastada dos holofotes, sua morte provocou diversas manifestações. Alguns ingleses foram às ruas “comemorar” a sua morte, demonstrando que não a perdoaram pelo que fez. O comunicado do Palácio de Buckingham disse que "a rainha recebeu com grande tristeza a notícia da morte da baronesa Thatcher". A ex primeira minisitraterá um "funeral cerimonial", com honras militares, mas não um "funeral de Estado", segundo o governo britânico.

Seguindo sua política neoliberal, que visa a intervenção mínima do Estado, Margaret Thatcher reduziu a inflação no Reino Unido, mas, em contrapartida, aumentou consideravelmente o desemprego no período. Durante seu governo, diversos setores da economia foram privatizados por inteiro, a força dos sindicatos foi drasticamente reduzida e, com essas e outras medidas, instaurou-se na ilha britânica o “mal-estar social”. Para a maioria; mas, para outros – a parte empresarial e menos numerosa da população – o modelo de Thatcher beneficiava o crescimento. Esse choque de interesse era constante, o que oportunizou a colocação de seus adversários políticos, que afirmavam que “Thatcher havia criado uma nação dividida entre o sul (mais rico) e o norte (mais pobre)”.

Gostando ou não, amando ou odiando, sendo a favor ou contra, o fato inegável é que Margaret Thatcher foi uma das figuras mais importantes e relevantes da política britânica no século passado. Se você quiser saber mais sobre a história dessa inglesa de pulso firme, vale a pena assistir ao filme “A Dama de Ferro”. O trailer está disponível logo abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?