sexta-feira, 17 de maio de 2013

Os desafios de um líder

Saber delegar funções é uma aptidão essencial, principalmente se você ocupa um cargo de liderança dentro de uma empresa. O verdadeiro líder deve fazer sempre o possível para que o trabalho seja feita em equipe.  

Você não precisa mostrar que é o melhor, que manda ou que sabe fazer tudo melhor do que os outros. Pelo contrário, dividindo as funções, você tem a oportunidade de conquistar a confiança de todos, além de motivar seu setor e promover um ambiente de trabalho voltado para a coletividade.

Há dois princípios fundamentais para saber delegar papéis com sucesso: o líder tem que saber como repassar tais papéis e ter plena confiança na pessoa que irá executar as funções.



Mas afinal, quando efetivamente surge a necessidade de repassar algumas funções? Não existe uma regra, mas normalmente isso ocorre a partir do momento em que o líder já não consegue realizar suas atividades com êxito e agilidade, perdendo o foco e assim comprometendo seus resultados. Assim como qualquer outros colaborador, o líder também tem que ter qualidade de vida. Por isso, é tão importante ter segurança ao dividir determinadas demandas com os membros da equipe, e saber qual colaborador irá executar a tarefa com sucesso.

Delegar é um grande desafio e engana-se quem pensa que isso é tarefa fácil. Diferente do que muitos imaginam, delegar não é simplesmente "mandar". É natural e até compreensível que haja um certo receio por parte do líder, de que alguém faça a tarefa delegada ainda mais eficaz do que ele mesmo faria. Porém, esse pensamento é um equívoco, afinal um líder precisa de uma equipe unida e competente, então o ideal é que todos sejam tão bons quanto ele. 

Ao conquistar a confiança dos demais, o líder, por essência, sabe que sua equipe está com ele de verdade, estando sempre disposta a dar o seu melhor e, assim, ao delegar funções, todos desempenharão com motivação e engajamento.

2 comentários:

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?