terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Quem paga a conta?

  Na hora em que a conta chega, tem homem que faz questão de pagar e mulher que briga para dar a sua parte. Na mesa ao lado, o rapaz propõe dividir e a garota aceita, mas preferia a gentileza de ter a conta paga. E na sua mesa? Como funciona?


  O ex-marido da usuária da rede social do Bolsa de Mulher pagava tudo. Depois da separação, ela está de volta ao “mercado amoroso” e não sabe ao certo como agir. "Estava acostumada com meu ex-marido, que desde a época de namoro não me deixava pagar nada. Mas com o meu namorado novo não funciona bem assim", conta a usuária da rede social do Bolsa de Mulher que tem condições de dividir as despesas, mas aprecia quando o rapaz convida. "Gosto do mimo, do cara ser gentil e pagar a conta. Eu só não sei achar o equilíbrio entre as duas coisas", conta.

  Outra usuária do Bolsa acha que cabe ao homem se coçar quando a conta chega à mesa. "Pensem o que quiserem, acho que o cara deveria pagar a conta, ainda mais se tiver mais condição do que eu", diz. Ou seja, parece que a conta bancária de cada um tem que ser levada em consideração na hora de decidir quem vai pagar. "Quando a grana é igual, acho legal ajudar. Não dividiria todas as vezes, mas algumas vezes sim e outras não. Assim não se torna uma obrigação", diz ela.

  O namorado da usuária do Bolsa Jaque pagava todas quando ela não trabalhava. Mas agora as coisas mudaram. "Hoje basicamente ele exige dividir quase todas as contas, já que trabalho. Ele diz que “mulher independente divide as contas", conta ela que não gosta muito da igualdade adquirida, uma vez que se assume mão fechada. "Por um lado ele tem razão, pois a mulher lutou pelo direito de ser tratada de igual para igual, mas elas só querem isso quando as convém", pondera.


Acordo


  Para a psicóloga Mariana Matos, na hora de pagar a conta faz toda a diferença o tipo de relação estabelecida entre o casal. "Uma coisa é o início, outra é o dia a dia quando nem há mais separação do meu e do seu dinheiro", explica ela.


  Seja no começo, seja no meio, o importante é não ser muito rigoroso. "Quando os homens estão passando por um momento de situação financeira apertada, pensam até em não chamar a garota para sair porque não têm grana. No entanto, a maior parte das mulheres não se incomodaria em dividir ou mesmo pagar a conta se ela estiver muito a fim de sair com o rapaz", afirma Mariana, lembrando que é muito diferente não pagar porque não tem e não pagar porque não quer.

  A psicóloga afirma que a mulher quer ser independente financeira e emocionalmente, mas quando a conta chega na mesa bate um tradicionalismo. "Mesmo podendo dividir há quem prefira que o homem pague tudo, um resquício de machismo", explica, acrescentando que isso não pode ser um problema que impeça um casal de sair junto. "No fundo a mulher gosta da gentileza", afirma.

  Para que o casal tenha o seu próprio acordo sobre quem vai pagar as contas, conversar é fundamental. "O assunto dinheiro é um dos mais difíceis entre um casal, tanto para quem tem muito como para quem tem pouco", ressalta, lembrando que é um tema cheio de simbolismos. "É bom ter tudo às claras, estabelecer prioridades e saber o que é importante para o outro na hora em que a conta chega", conclui.


 

Um comentário:

  1. Poxa, muito bacana mesmo esse espaço! Sou super a favor das mulheres cuidarem melhor das finanças!!! Vou visitar sempre! =)

    ResponderExcluir

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?