sexta-feira, 11 de março de 2011

Elas conquistaram seu espaço no mercado financeiro


 Quando a palavra em questão é “gastar”, o gênero feminino provavelmente está em primeiro lugar no imaginário coletivo, porém o que poucos sabem é que apensar das mulheres serem as responsáveis pelo destino que os orçamentos domésticos terão, esse público está cada vez mais presente no mercado financeiro. Entre 2002 e 2010 o número de mulheres que investiram na Bolsa de Valores de São Paulo teve um crescimento dez vezes maior, saltando de 15 mil para 151 mil.

  As principais companhias brasileiras contam atualmente com 24,76% de mulheres no quadro total de investidores, e a espectativa é que a participação delas se iguale ou supere a masculina no volume de negócios da BM&FBovespa – Bolsa de Valores, mercadorias e Futuros.

  Especialistas esclarecem que esse fenômeno está fortemente relacionado com a facilidade de acesso a informação através da internet. As mulheres estão tendo acesso a rede tanto em casa quanto no ambiente de trabalho, e elas buscam cada vez mais informações, além de entretenimento. Elas também estão mais presentes no mercado de trabalho, o que lhes garante mais autonomia para o uso de seus ganhos e liberdade de escolha.

  Um estudo realizado pela Sophia Mind sobre Investimentos Femininos em janeiro de 2010 revelou que 39% das brasileiras já demonstravam interesse por finanças, 46% delas tinham algum tipo de investimento e 27% declararam investir regularmente um valor fixo.

  Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente do Instituto de DiSOP observa que a mulher é mais precavida que o homem, pois se arrisca menos e pode até ter mais chances de sucesso que eles. Domingos ainda acrescenta que elas se planejam mais e pensam mais no futuro. Com o aumento de investimentos em ações, o perfil da mulher brasileira conservadora está sendo deixado para trás, ainda que a poupança seja o destino mais freqüente do que “sobrou” do orçamento periódico.

  Os passos que as mulheres ou qualquer outro indivíduo que deseja investir em ações é entender o mercado, o que exige muito conhecimento e informações a respeito das companhias em que deseja destinar seu dinheiro. Fazer cursos para aprender como funcionam as operações na Bolsa de Valores também são essenciais. Para tal, já existem alguns disponíveis online e gratuitamente, como o programa “Mulheres em Ação”, da BM&FBovespa.

  Os objetivos de longo prazo estão inteiramente ligados a palavra “economizar”, cortando gastos desnecessários e parcelamentos muito extensos. Para garantir um bom retorno também é necessário que haja planejamento para que sobre dinheiro para investir.

  Segundo Domingos, a dedicação e a ousadia são duas palavras-chave para o sucesso nos investimentos e que para ele a mulher brasileira do século 21 tem de sobra.


Fontes: Sophia Mind

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?