terça-feira, 12 de abril de 2011

Investimentos na Melhor Idade

  Depois de uma vida produtiva e de bastante trabalho, chegou a hora de aproveitar a melhor idade. Os idosos tem ganhado muito espaço no mercado de ações em comparação aos jovens. No entanto, fazer um bom planejamento financeiro, incluindo estratégias de investimentos, é essencial para que o patrimônio acumulado durante anos não vá pelos ares como num passe de mágica.

  Quando se trata de investimento, não existe aplicação melhor ou pior. Existe, sim, aquela que mais se encaixa aos seus objetivos e condições financeiras.

Myrian Atalla ao computador pelo qual realiza suas transações (Foto: Wagner Meier/Fotoarena)

  É importante lembrar que no mercado de renda variável, quanto mais jovem for, mais pode carregar seus investimentos, pois tem o tempo a seu favor. Por isso, pessoas mais experientes, que já estão na fase de aproveitar a merecida aposentadoria, devem buscar aplicações mais conservadoras, que lhe garantam um ganho menor, porém mais seguro.

  Outro ponto importante ao fazer seu planejamento financeiro: a liquidez. Trata-se da facilidade de determinado ativo (investimento) ser transformado rapidamente em dinheiro.

  Nesta fase da vida, recomenda-se manter investimentos de maior liquidez, pois é importante ter fácil acesso ao seu dinheiro caso precise dele numa eventualidade em família, um problema de saúde etc.
  "Particularmente, acho que investimentos em ações é uma forma de trabalhar o dinheiro de uma maneira diferente, diversificando as economias. Vivemos um bom tempo na época da inflação e eu nunca tinha pensado nisso antes”, conta Rosegleyde Rocha de 66 anos, que é a responsável por fazer as transações do marido e também fica à frente do clube de investimentos.

  "Mesmo com a queda de 2008, recuperamos o que perdemos a partir de 2009", diz. Com o dinheiro, o casal pensa em fazer uma viagem.
  Segundo especialistas em finanças pessoais, o percentual de alocação dos investimentos em renda variável pode seguir a seguinte divisão por faixa etária:


De 30 - 35 anos: até 50% em renda variável (perfil agressivo)

•De 36 a 54 anos: 30% em renda variável (perfil moderado)

•Acima dos 55 anos: 15% em renda variável (perfil conservador)


  Além disso, não se recomenda, nessa etapa da vida, contratar planos de capitalização ou previdência para resgatar daqui a vinte anos. Não esqueça que se durante a vida produtiva, de trabalho, o objetivo era poupar e investir para o futuro, hoje a preocupação é outra. O futuro já chegou e você merece aproveitá-lo ao máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?