terça-feira, 27 de setembro de 2011

Stress positivo

Pode parecer estranho, mas o stress do dia-a-dia é fundamental para a sobrevivência humana. A descarga de adrenalina, que prepara o corpo para a ação, também desperta nossa capacidade de transformação, de ultrapassar limites e inovar. Na medida certa, esse sentimento rotulado como “ruim”, pode transformar-se em algo favorável, funcionando como um ponto de equilíbrio, onde não há desgaste ou falta de motivação. “Esse stress positivo pode torná-la mais focada, alerta e cheia de energia”, ressalta o cardiologista Artur Zular, diretor científico da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática.

Como já falamos, em dose moderada, a pressão pode ser benéfica. Isso só passa a ser negativo quando deixamos de ter tempo para fazer pequenas coisas que nos ajudam a aliviar o stress. Também há prejuízos quando não conseguimos nos alimentar corretamente ou quando não sobra tempo sequer para praticar algum tipo de exercício. Aliás, a atividade física é fundamental para enfrentar a maratona da rotina. Praticar esportes ajuda a modular o nível de cortisol que, em doses adequadas, fortalece a memória e fornece energia para esforços extras.

Assim como na vida pessoal, o stress em níveis moderados é bom. Certa agressividade tem de ser cultivada no ambiente de trabalho, pois favorece o cumprimento de metas, a competitividade, a perseverança e alimenta uma sensação nata por desafios. O psicólogo americano James Campbell Quick, professor da Universidade do Texas dá a dica: “Canalize sua energia para solucionar um problema em curto espaço de tempo, mobilize suas forças. Passado o momento de pico, recupere a energia para enfrentar a prova seguinte”.

Com parceiros, familiares e amigos, a pressão pode resultar em duas ações negativas: explosões de raiva ou mesmo culpa por não conseguir dar atenção a tudo e a todos. Em momentos de raiva, a melhor solução é respirar fundo e dar ouvidos ao seu lado racional, que está mais aguçado por conta do stress, resolvendo questões pendentes de uma maneira mais objetiva e assertiva. No segundo caso, organização é a palavra-chave. Faça uma lista de prioridades, aprenda a dizer NÃO e traga esses hábitos, adquiridos em momentos de stress, para a sua rotina.

O custo de ter um estilo de vida frenético pode trazer falta de concentração, cansaço profundo, distúrbios do sono, irritabilidade, explosões emocionais, impaciência, entre muitas outras consequências. Não deixe a tensão chegar a esses estados extremos. O jeito é saber equilibrar o nível de stress e canalizar esse sentimento para o lado positivo.

Fonte: Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?