sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Segredo é o caminho do sucesso

Muitas pessoas ainda acreditam que a melhor maneira de tornar os sonhos realidade é compartilhar os planos com amigos e familiares, contando todos as metas e acontecimentos. A lógica, neste caso, é simples: ao dividirmos nossas aspirações, nos esforçamos ainda mais para alcançarmos nossos objetivos. Mas será que isso realmente funciona? Esse modo de pensar pode até fazer sentido, afinal ninguém faz questão de assumir uma imagem de fracassado. No entanto, segundo uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Nova York, o ideal seria que fizéssemos exatamente o contrário!

Pesquisadores descobriram que, ao falar sobre a vida pessoal, é gerada uma sensação de falsa realização, tornando menos provável que você corra atrás dos objetivos. Para ficar mais fácil de entender, pense num exemplo prático: você encontra uma amiga e comenta que vai iniciar uma rotina de treinos na academia, e ela lhe elogia pela iniciativa. Já satisfeita com o comentário, naturalmente você perde um pouco da motivação para acordar cedo e ir treinar, porque você já colheu os benefícios de ser reconhecida como frequentadora da academia.

Com tanta facilidade e diversas opções de canais de comunicação, fica cada vez mais difícil "ficar quieta", especialmente quando temos que manter a descrição até mesmo com o namorado ou com a melhor amiga. A Dra. Kathleen McCulloch, participante dos estudos e professora de Psicologia da Universidade Estadual de Idaho, nos Estados Unidos, explica: "não contar a ninguém é uma garantia a mais de que vai perseguir aquele objetivo por si mesma".
Outro alerta vem da consultora americana em Psicologia, Susan Wilson: "o que impede um monte de gente de realizar seus sonhos são os outros". No fundo, até as pessoas que mais nos amam podem inconscientemente nos afastar das nossas metas. Ao comentar que pretende fazer um curso nos finais de semana, seu namorado pode, mesmo sem querer, desviá-la da linha de chegada, já que gosta de passar esse tempo do seu lado".

O estudo ainda aponta outros dois motivos para manter seu sonho em segredo quase que absoluto: a vontade de poder finalmente compartilhar sua conquista faz com que você se esforce ainda mais para alcançar certo objetivo. E mais, fazer algo exclusivamente por si mesma é um jeito de exercitar sua individualidade e colocar-se em primeiro lugar. “As mulheres tendem a ultrapassar seus limites em privilégio dos outros. Então, se podem ter algo só delas, vão se sentir realmente especiais", diz a psicóloga Lucy Jo Palladino, autora de Acerte o Foco - Estratégias Inteligentes (Prumo).

Ainda não se convenceu de que manter segredo pode ser vantajoso? Então, imagine que a compra do apartamento dos seus sonhos está se concretizando. Até assinar o contrato, há muito que checar e resolver, em um processo que pode demorar semanas. É difícil manter o sangue-frio nesses dias, então por que contar para os amigos enquanto ainda não há motivos concretos para comemorar? Eles possivelmente não poderão lhe ajudar e, caso o negócio não der certo, alem da sua frustração, ainda terá que dar explicações para todos.

Mas, se você achar que não vai conseguir manter-se em silêncio por muito tempo, ao menos tenha certeza de que vai compartilhar seus objetivos com a pessoa certa. "Escolha alguém em quem você confie, que nunca competiu com você e que tenha sido bem-sucedida ao correr atrás dos próprios objetivos", aconselha Lucy Jo.

Não encontrou alguém de confiança? Respire fundo e guarde suas metas para si. Com certeza, o resultado valerá à pena.

Fonte: Nova

5 comentários:

  1. Tema interessante. Mas achei meio "paradoxal" para quem é blogueiro.
    Talvez deixar algumas coisas, nem todas em segredo seja interessante mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Acredito que compartilhando com as pessoas certas seja a melhor idéia ao invés de manter segredo.

    ResponderExcluir
  3. Isso faz sentido e muitas vezes eu me reservo quanto a alguns objetivos e dou essa dica paga amigos que falam demais.

    Acho que é importante compartilhar com as pessoas certas, que sentimos que pode nos ajudar de alguma forma.

    Realmente é meio paradoxal quanto aos blogs de investimentos que divulgam carteira, mas acho que apesar do possível sentimento de realização que trás escrever em um blog qual foi o rendimento obtido, isso gera debate com outras pessoas do segmento que podem colaborar com opiniões e críticas, o que é extremamente benéfico.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Em casos como de blogs que divulgam carteiras, acredito que seja muito válido, principalmente pela troca de experiências e informações.

    Acredito que a pesquisa (e o texto) tratem de objetivos maiores, como por exemplo, comprar um apartamento, fazer um curso no exterior ou casar.


    O que vocês acham de manter o segredo quando se trata de metas com fim maior?

    ResponderExcluir
  5. Um mestre certa vez me disse que "segredos revelados servem a algum interesse".

    Sempre observei as histórias das pessoas pois algumas revelam todas suas aspirações antes de conquistá-las. Se não alcançarem multiplicarão sua frustração com as outras pessoas.

    No entanto, pessoas inteligentes revelam coisas que impulsionam pessoas a agirem da forma que elas querem, justificando a frase do mestre.

    Ou seja, observar a forma como as pessoas revelam seus segredo e saber quais os seus que podes revelar pode ser a chave do sucesso. Acredito que este seja a constatação.

    http://republicaberta.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?