terça-feira, 17 de janeiro de 2012

8 Carreiras do Futuro

Um dos grandes sonhos de qualquer profissional é ter reconhecimento e, com isso, ter o poder de escolher onde e de que forma quer trabalhar. Levando em consideração o mercado de trabalho atual, em que a disputa entre os candidatos está cada vez mais acirrada, a chance de poder escolher o emprego parece utópica, mas segundo os headhunters Fernando Mantovani e Marcelo Cuellar, há profissões que, futuramente, serão definitivamente muito mais disputadas por grandes companhias. Veja abaixo, a relação das “8 carreiras do futuro”.

1. AGROECOLOGIA

O profissional desta área pensa e planeja sistemas de produção sustentáveis em todas as esferas: produtiva, ambiental, econômica, social, política e até cultural. Objetivamente falando, após a graduação (que dura de quatro ou cinco anos), você estará apta a trabalhar na produção de alimentos orgânicos, propor formas de inclusão social de comunidades produtoras ou ainda atuar em reservas extrativistas de madeira certificada. O coordenador do curso do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Eli Lino de Jesus, garante o futuro da carreira: "A humanidade se deu conta de que o futuro depende dos cuidados que temos com o ambiente, os alimentos e o desenvolvimento local". 

2. EDUCAÇÃO ESPECIAL

Estar preparada e preparar outras pessoas para atender alunos especiais em escolas públicas, privadas e em instituições é a missão deste profissional. A grande demanda de alunos formados nesse curso (com duração de 4 anos) aconteceu quando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular tornou-se uma política nacional e o número de crianças com deficiência nas salas de aula regulares aumentou.

3. ENGENHARIA DE PETRÓLEO

Depois de cinco anos de curso, há diversas frentes de carreira: a venda do petróleo para clientes nacionais internacionais; estudos de Logística; a preparação de profissionais para a descoberta de novas jazidas; criação de equipamentos utilizados nas plataformas marítimas, nas petroquímicas e em refinarias. As expectativas de quem escolher esta área são bastante promissoras: "Nos últimos anos, os investimentos para o desenvolvimento de campos de petróleo aumentaram. E, com os reservatórios do pré-sal, surgiu ainda mais demanda por profissionais qualificados", explica Sérgio da Fontoura, coordenador do curso de graduação da PUC-RJ.

4. ENGENHARIA CIVIL

Das 8 profissões listadas, talvez essa seja a mais “popular” delas. Os engenheiros dessa área atuam no planejamento, na construção e na manutenção de projetos de infraestrutura, que abrangem desde pontes, casas e até estádios de futebol. Além disso, também podem trabalhar na área de transportes, hidráulica e saneamento. Os cinco anos de aulas, normalmente em período integral, compensam. O Brasil está borbulhando graças aos grandes eventos que estamos prestes a sediar, e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deve injetar mais de R$ 500 bilhões em projetos de transporte, energia, saneamento, habitação e recursos hídricos. Vagas e oportunidades, definitivamente não irão faltar.

5. GERONTOLOGIA

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros aumentou segundo dados do Censo 2010 e, com isso, quaisquer serviços que atendam as demandas desta faixa etária tornam-se fundamental. No caso da gerontologia, a missão é garantir que a terceira idade tenha a melhor qualidade de vida possível. "Estamos formando gestores da atenção ao idoso para as áreas de educação, saúde, políticas públicas e gerenciamento de equipamentos e programas", explica Mônica Sanches Yassuda, coordenadora do bacharelado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

6. GESTÃO DE ANÁLISE AMBIENTAL

A questão ambiental entrou definitivamente na agenda das empresas e do poder público, abrindo grandes oportunidades para aqueles que gostam de assuntos relacionados ao meio ambiente e sua relação com o ser humano. Planejar, implementar e controlar a gestão ambiental em escala local, nacional e global são algumas das funções atribuídas ao funcionário da área, segundo Marcel Okamoto Tanaka, coordenador do bacharelado da Universidade Federal de São Carlos.

7. BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA

O curso, com duração de cinco anos, prepara o aluno para desenvolver produtos tecnológicos, como medicamentos, vacinas, energia limpa, novas fontes de energia e produtos agrícolas e animais. "Com o rápido desenvolvimento industrial, vieram dois problemas: a grande poluição gerada por fontes não renováveis, como carvão e petróleo, e o risco de esgotamento dessas fontes. Por isso, profissionais capazes de criar produtos novos tecnológicos serão tão importantes", analisa Carlos Ricardo Soccol, professor da Universidade Federal do Paraná.

8. COORDENAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS

Hoje, 70% das empresas brasileiras monitoram o que acontece on line, e é justamente aí que entra o trabalho deste profissional. “Grandes agências de publicidade e grandes corporações possuem equipes para atuar nas redes sociais", diz Eric Messa, professor, em São Paulo. Para desenvolver a função ainda não há a exigência de um curso especifico apenas a preferência para quem atua na área de comunicação social. No entanto, engana-se quem pensa que o papel desempenhado é de apenas passar o dia "tuitando". Há necessidade de monitorar o que os clientes postam, o que é falado sobre a marca na internet e ainda manter um diálogo com os usuários.

Fonte: M de Mulher 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?