terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Como nós mulheres investimos?

Uma recente pesquisa realizada pela Sophia Mind, com o objetivo de entender as principais dificuldades femininas ao investir, comprovou que as mulheres têm reservado parte de sua renda pensando no futuro. Durante o mês de junho de 2011, o estudo entrevistou uma amostragem de 1.157 mulheres, entre 18 e 30 anos. Destas, 52% (cerca de 600 mulheres) possuiam renda própria e algum tipo de investimento. A boa notícia é que este número só tende a crescer: há estimativas de que nos próximos 12 meses, 67% das mulheres tenham algum valor destinado a um objetivo específico. Apenas para fins de comparação, em janeiro de 2010, o percentual de mulheres com algum investimento era de apenas 46%. A porcentagem de mulheres que não reservam parte da renda mensal, por alguma razão, justificam esse fato pela situação financeira, que na maioria das vezes lhes obriga a gastar a totalidade da renda. Já 13% delas afirmaram gastar toda sua renda em compras.

Sobre a frequência e quantidade que o dinheiro é guardado, 28% separam um montante fixo regularmente e outros 28% fazem a conta e decidem quanto guardar antes de gastar; enquanto 25% responderam que não têm regra específica e guardam eventualmente. Há ainda um percentual crescente (em 2010 eram 19% e em 2011 28%) daquelas que decidem a verba para poupança fazendo contas e decidindo quanto irão guardar antes de gastar.

A pesquisa também mostrou diferenças na maneira como homens e mulheres investem. O sexo feminino tem um comportamento mais prudente: 52% assumem que sentem necessidade de aprender mais sobre finanças pessoais e 5% se declararam mais conservadoras. O estudo também revelou que 75% das mulheres sentem dificuldade em entender as diversas opções de investimento e utilizam-se da internet para esclarecer dúvidas.


Se você tiver alguma questão relacionada ao assunto, não deixe de buscar informações em nossos arquivos ou ainda, postar um comentário com sugestões de assunto para discutirmos no blog!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?