terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Filhos atrapalham a carreira?

Lisa Belikin, repórter de um jornal inglês fez a seguinte pergunta para 3.000 mulheres britânicas graduadas, com idade entre 33 e 45 anos: “Por que a mulher moderna se sente pressionada a escolher entre filhos ou carreira profissional, sem considerar conciliar ambas as atividades?”

A intenção era entender a razão pela qual metade das entrevistadas não tinham filhos. Para essas, o principal motivo de não ter herdeiros, seria manter a liberdade e o controle sobre suas próprias vidas. Porém, todas as mulheres participantes, fizeram questão de frisar que o modo que pensam não é egoísta, mas sim uma falta de vontade em viver a experiência da maternidade. Por não haver esse desejo de serem mães, a amostra entrevistada não se sente mal em relação ao fato de não terem filhos. 

A pesquisa mostra também que, antes de terem filhos, 91% das mulheres ajudavam na renda do casal, sendo que 19% delas chegavam a ganhar mais que o parceiro. Ainda no aspecto financeiro, as mulheres têm consciência dos custos de uma gravidez para a empresa e receiam perder o emprego se tiverem filhos. 

“Ambição” foi outro fator apontado pelas mulheres que não querem ser mães.  74% das mulheres que nunca tiveram filhos mencionaram esse fator como importante, enquanto apenas 65% mamães citaram esta característica.

No Brasil, a Sophia Mind realizou uma pesquisa semelhante, que apontou um lado mais maternal das brasileiras em compração com as britânicas:

# 81% das mulheres casadas afirmam não terem alterado seus planos de carreira após o casamento

# 63% das mulheres que são mães não mudaram os seus planos profissionais após o nascimento dos filhos

# 24% acreditam que alcançar as metas se torna mais difícil

#12% das entrevistadas não aceitariam o convite de uma hipotética transferência para o exterior, enquanto 69% delas concordariam levando os familiares

Fonte: Sophia Mind 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?