sexta-feira, 25 de maio de 2012

Celular no ambiente de trabalho


Sentir-se à vontade no ambiente de trabalho ajuda muito e pode até fazer o serviço render mais. Quando você se sente confortável para falar com seus colegas e até mesmo com seu chefe, sobre assuntos variados, o dia parece passar mais rápido e se torna menos pesado e cansativo. É preciso levar em conta que passamos mais horas no trabalho, do que em casa, por isso é praticamente impossível separar totalmente a vida pessoal da profissional, dentro do escritório. Ainda que a tecnologia ande de mãos dadas com os negócios, essa parceria tem seu lado negativo. No Brasil, já há mais celulares do que pessoas e, consequentemente, nas empresas há pessoas que posseum dois ou mais aparelhos.

Grande parte das empresas permite o uso de celular e, algumas, liberam até mesmo outros tipos de aparelhos portáteis . Porém, não é por isso que devemos nos sentir livres para usá-los quando bem entendemos. Quando você está usando o celular , a impressão que transmite é de que sua atenção está "dividida" e, inevitavelmente, ao retomar a atividade que estava fazendo antes, você já perdeu o foco. Então, é fundamental que prevaleça sempre o bom senso.

Pode parecer exagero, mas, para algumas pessoas, o celular é vital. É estranha a sensação que se sente ao esquecê-lo em casa ou de estar sem bateria; parece que perdemos algo e que não está tudo bem. Repare no comentário que escutamos com certa frequência: "estou sem bateria" (ao invés de simplesmente dizer "estou sem meu celular"). A dependência, cada vez maior, do celular é nítida - um aparelho que, nos faz sentir perto de alguém, mesmo estando longe; que possibilita resolver assuntos urgentes rapidamente, sem ao menos ter de "levantar-se da cadeira".

Algumas dicas úteis:

Prefira deixar seu celular no perfil Silencioso, para que ele no máximo "vibre", sem emitir som. Isso evita que você incomode quem está trabalhando ao seu redor. O toque do celular tira a concentração de qualquer um, ainda mais quando seus colegas não compartilham do seu gosto musical!

Caso seja em uma reunião, atenda somente se for URGENTE. É educado, dizer que estava esperando a ligação e sair da sala para atender. Ao receber uma ligação no ambiente de trabalho, procure sempre falar em tom baixo, seja objetivo e, se possível, não se prolongue demais. Evite externar as emoções - isso pode constranger quem está à sua volta. Se o assunto for de extrema importância, dirija-se a um local mais reservado da empresa, caso contrário, combine de continuar a conversa em outro horário.

Ao que tudo indica, alguns precisam aprender um novo tipo de educação: a tecnológica. Mas não se preocupe, você pode continuar utilizando seu celular no ambiente de trabalho, desde que saiba a maneria adequada de usar, sem atrapalhar os demais ou comprometer seu rendimento profissional. Não é tão difícil, basta você se policiar e pensar sempre que seus colegas não precisam ficar sabendo do que acontece na sua vida particular!

Fonte: MeiaFina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?