terça-feira, 22 de maio de 2012

Planejando as compras


"A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar". A frase de John L. Beckley (escritor americano) ilustra bem uma verdade que muitas vezes deixamos de lado: planejar é fundamental, ainda mais quando envolve o nosso “bolso”. É normal chegarmos em casa e logo nos darmos conta de que compramos mais do que realmente precisamos, ou gastamos mais do devíamos. Para evitar esses, e outros deslizes na hora comprar, é imprescindível que haja planejamento. Para ajudar você, separamos algumas dicas básicas.

Primeiramente, é importante saber o que realmente precisamos e o que é prioridade. Ao fazer isso, a segunda etapa é pesquisar sobre o serviço ou produto desejado. Hoje, a desculpa de não ter tempo já não convence mais, pois tudo está na internet. É muito fácil comparar os preços, seu bolso agradece! A terceira etapa é analisar cuidadosamente seu orçamento. Tenha uma planilha de controle orçamentário, para não se perder nos gastos. Você mesmo pode criá-la ou fazer o download de uma pronta, na internet.

Uma regra básica, que nós mulheres infelizmente temos mania de esquecer é: se não temos dinheiro suficiente, não devemos comprar. Adquirir algo sem ter dinheiro pode até parecer divertido no inicio, porém, chega o momento em que o orçamento não “aguenta” e acabamos nos deparando com nossa conta no vermelho. Por isso, o ideal é poupar, juntando o dinheiro para futuramente comprar à vista, com a possibilidade de negociar um bom desconto. 

Quando planejamos, acabamos comprando o que realmente queremos, por um preço que consideramos justo e que temos condições de pagar. Aprenda a diferenciar o que você precisa, do que você apenas quer, pois muitas vezes é possível confundir e acabar levando algo que sequer irá usar. 

Comprou e se arrependeu? Algumas lojas realizam trocas facilmente - mas fique ligada, pois muitas estipulam um prazo curto para isso. No Brasil, as lojas não são obrigadas a realizar a troca, caso o cliente simplesmente não tenha gostado da mercadoria. Porém, muitas abrem excessões, com o objetivo de satisfazer e fidelizar o cliente. Já se a compra foi efetuada através da internet, você pode devolver a mercadoria e até mesmo receber o valor pago, em até sete dias, contados a partir da data de entrega. Já produtos com defeito, devem ser consertados no prazo de 30 dias. Caso isso não ocorra, você tem 3 opções: efetuar a troca por um produto igual, receber uma redução no preço do produto ou receber o valor integral de volta.

Bem, agora é com você. Planeje antes de comprar; inicie fazendo  a velha e boa “listinha de compras”!


Fonte: BMFBovespa

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