terça-feira, 29 de maio de 2012

A nova bolsa feminina


Nós mulheres já ganhamos nosso espaço no mercado de trabalho e, agora, começamos a mostrar ao mundo que há outro tipo de bolsa na qual estamos guardando nossos pertences. O que, até então para nós era um universo completamente desconhecido, hoje já não é mais. Atualmente, já representamos 25% do total de investidores. E o número de mulheres que estão entrando nesse novo universo não para de crescer. “Enquanto a quantidade de homens evoluiu 540% de 2002 para cá, o número de mulheres cresceu cerca de 900% no mesmo período“, diz Patrícia Quadros, gerente dos Programas de Popularização da BM&FBovespa.
Um estudo realizado pelo setor de Wealth Management do banco Barclays mostrou que 46% das mulheres relataram possuir disciplina em relação à gestão financeira; enquanto que, entre os homens, o número foi de 39%. Temos mais disciplina na hora de lidar com o mercado de ações e utilizamos mais estratégias do que os homens para realizar os investimentos. Somos mais cautelosas e buscamos resultados no longo prazo.
De acordo com o levantamento, 32% das mulheres afirmaram que estão dispostas a assumir riscos financeiros, contra 49% dos homens. O perfil investidor feminino é menos arrojado, mantendo o pé atrás ao assumir investimentos que envolvam riscos muito elevados, pois pensamos no futuro, principalmente no que se diz respeito à família. Isso porque costumamos ser mais avessas ao risco, mantendo hábitos mais conservadores nas decisões financeiras, o que é comprovado pelo estudo do Barclays.
A capacidade feminina de analisar as empresas e estudar o mercado antes de tomar uma decisão é uma característica que os homens, em geral, não compartilham. Nós, mulheres, temos o hábito de manter a diversificação nas carteiras de investimento e possuímos mais facilidade em assumir o erro e aprender com ele, para assim tentar não cometê- lo novamente.
“O futuro é das mulheres” - com frequência ouvimos essa frase, dita normalmente por homens. E, se pensarmos em investimentos, certamente eles terão de se acostumar com nossa presença, cada vez mais constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?