terça-feira, 8 de maio de 2012

De olho no mercado

Como já sabemos, as novas regras da Caderneta de Poupança alteraram seu rendimento – para menos. Agora, para conseguir ganhos maiores, os investidores terão que dedicar mais atenção a seus investimentos, ficando atentos às taxas e impostos cobrados pelas administradoras.


A dica para quem já tinha dinheiro aplicado na poupança até o dia 04 de maio, é não mexer nele. Com a taxa de juros baixando cada vez mais, garantir rendimentos de 6% ao ano é o melhor a ser feito. Recomenda-se, inclusive, abrir uma nova caderneta de poupança, em outra instituição financeira, para que o dinheiro do rendimento antigo não se misture aos novos depósitos, que serão calculados sob as novas regras de rendimentos. Mas, para quem estava acostumado ao bom rendimento da poupança, não possuía grandes investimentos até a data e está pensando em diversificar seus investimentos, aqui vão algumas dicas sobre o assunto:

Estar sempre atenta aos custos efetivos das aplicações é, sem dúvida, a medida mais importante no primeiro momento. Segundo o professor de Matemática Financeira do Instituto de Ensino e Pesquisa, José Dutra Vieira Sobrinho, “há bancos que chegam a cobrar 4% de taxa de administração e as pessoas nem se dão conta disso.” Quando a taxa Selic estiver igual ou inferior a 8,5%, os fundos de investimento só conseguem superar os rendimentos da poupança se estes, por sua vez, tiverem uma taxa de administração inferior a 1%.

Como de costume, se você deseja rendimentos maiores, terá que correr riscos maiores. As opções mais comuns são o Mercado de Capitais e opções de Renda Variável, como fundos de Ações de empresas e Fundos Multimercados. Entretanto, a grande dica para quem faz esta aposta, é nunca aplicar nesse tipo de mercado o dinheiro que você precisará para pagar as contas no final do mês. “O dinheiro que vai para o risco é aquele que você não conta em uma data certa. A maior parcela do patrimônio deve ficar em ativos de renda fixa” , afirma Marco Antônio dos Santos Martins, presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-Sul).

No Mercado de Capitais ou Renda Variável, os cuidados necessários são basicamente os mesmos: estar atenta às taxas de administração, conhecer o histórico da instituição pela qual fará a aplicação e conhecer a composição dos fundos. Para finalizar sua posição sobre o assunto, Marco Antônio adverte: “Em qualquer situação, a melhor maneira de diluir o risco é diversificando a carteira de aplicações.”

Esteja atenta às oportunidades que surgem à sua volta, com um olho no bolso e o outro no mercado.


Fonte:  Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?