sexta-feira, 4 de maio de 2012

Poupança Inteligente

Você sabe o que é a taxa Selic? Ou é do tipo que prefere nem se preocupar com “esse tipo de coisa”? Bom, este é o momento perfeito para começarmos a entender sobre o assunto, afinal, mesmo para quem aplica seu dinheiro apenas na poupança, esse nomezinho vai começar a aparecer com mais frequência. O fato é que a presidente Dilma Roussef, no esforço de continuar baixando os juros do país, mudou as regras do jogo: quando a taxa básica de juros for menor que 8,5% ao ano, o rendimento da caderneta será fixado em 70% da taxa Selic. Mas quando o número for superior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança continua sendo calculado como é hoje - 6,17% ao ano mais a variação da TR.

Dito isto, vamos às devidas apresentações: Selic – sigla de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – é a taxa de juros para empréstimos entre bancos que duram apenas um dia e que tem como garantia os títulos públicos. Simplificando um pouco, a Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Esta taxa é o que permite aos bancos estipularem o quanto será cobrado de juros por financiamentos e empréstimos pessoais, por exemplo. O governo, na intenção de movimentar a economia, diminui a taxa a fim de que os bancos diminuam os juros e a população consuma mais, aquecendo o mercado. Quando a economia está demasiadamente aquecida, o processo é o inverso: aumenta-se a Selic, os empréstimos voltam a ficar mais caros e as pessoas, mais receosas, passam a consumir menos, conseguindo, assim, controlar a inflação. Outro fato relevante sobre o assunto é que quem define o valor da taxa é o Copom, a cada 45 dias.

Por enquanto, nada mudou – a Selic ainda está acima dos 8,5% – mas já se deve pensar em outras opções de investir seu dinheiro, uma vez que especialistas afirmam que a taxa de juros deve cair para 8% ou até 7%. Chegando a este patamar, a poupança comum passa a render consideravelmente menos, tornando o momento muito propício a buscar novos investimentos, poupando de forma inteligente.

Ao invés de concentrar todo o montante em um único produto, como a Poupança, procure diversificar seus investimentos de acordo com as oportunidades, encontrando assim a melhor rentabilidade possível. Definindo seu “perfil investidor”, você pode construir uma carteira considerando não só a poupança, mas também CDBs, Títulos do Tesouro, fundos e até em ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?