sexta-feira, 18 de maio de 2012

Qual é o seu perfil de mulher?


Nós mulheres temos nosso jeito de viver a vida e um estilo próprio de produtividade que, consequentemente muda a forma de como lidamos com nossas demandas diárias. Estudos recentes mostram que as mulheres se dividem em 4 perfis distintos. Esses perfis foram identificados por Christian Barbosa, durante pesquisa feita para o livro “Você Dona de Seu Tempo”. Claro que podemos nos enxergar em mais de um perfil, porém, um deles será predominante em relação aos demais.

Mulher Maravilha:

Quer abraçar o mundo, acredita que nada é impossível e é incessantes na hora de resolver os problemas, seja pessoais ou profissionais. O que lhe motiva é a superação diária, pois gosta de desafios e também de ser desafiada.
Os inconvenientes desse perfil é que ela, muitas vezes, não prioriza tarefas urgentes, perdendo o foco em algumas necessidades importantes e prioritárias. Gosta de fazer tudo ao mesmo tempo e muitas vezes sem planejamento. E agora?

A dica para mulheres com esse perfil é manter a atenção no que está fazendo, principalmente quando há prazos e responsabilidades. Evite distrair-se com outras pessoas ou fatos inesperados que acontecem, avaliando sempre se aquilo não deve ser deixado para depois. Pense na prevenção e não apenas na solução: se é urgente é porque deve ser resolvido antes dos outros e não ao mesmo tempo. Atividades como ioga, meditação e alongamento ajudam a acalmar o ritmo dessas verdadeiras heroínas.

Perfeccionista:

Ao contrário da Mulher Maravilha, a Perfeccionista planeja antes e segue suas prioridades.  São focadas no resultado, usam ferramentas de produtividades e sabem aplicá-las a seu favor. Porém, a necessidade de fazer tudo de forma perfeita pode transformá-las em workaholics - expressão americana, originada na palavra alcoholic (alcoólatra). Esse termo é, habitualmente, usado para designar pessoas viciadas em trabalho. O que fazer?

Seja flexível, com você e com os outros. Tente encontrar um equilíbrio e não se cobre tanto. Lembra-se que aprendemos muito mais quando erramos. Ninguém é perfeito: a frase pode parecer batida, mas pense bem, é a mais pura verdade!

Espontânea:

Ela dança conforme a  música, seguindo o ritmo natural das coisas. Assim, planeja seu dia com espontaneidade e criatividade. Para este perfil, o fato de algo ser bom não significa que, necessariamente, seja certo. Falta de tempo? Não, elas sempre conseguem tempo quando querem. Porém, tanta naturalidade pode fazer com que o foco se desvie para assuntos supérfluos.

Já que você tem tanta espontaneidade, por que não usar isso a seu favor? Planeje seu tempo para cada atividade, canalize sua criatividade e crie ferramentas de produtividade, quem sabe até mesmo diferentes das convencionas, e quem tenham a sua cara.


Super Mãe:

Sua principal dificuldade é saber dizer não? Fica com a agenda lotada e não sabe o porquê? Está lendo estas perguntas e respondendo sim? Então você é uma mulher Super Mãe.

Coração de mãe sempre cabe mais um: eis a frase que descreve muito bem esse perfil. A Super mãe se preocupa mais com os outros do que consigo. Quer sempre estar ajudando, mesmo que o contrário não aconteça. Aceita cumprir tarefas de terceiros e, por esse motivo, é o perfil mais colaborativo dos quatro apresentados. Qual a saída?

Aprenda que não é tão errado assim, pensar primeiro em você. Para alcançar o sucesso e evoluir constantemente, antes é preciso rever suas atitudes e escolhas. Ao perceber isso, você irá entender que, dizer NÃO às vezes é necessário. Faça um teste e avalie se isso não irá lhe ajudar a atingir mais facilmente seus objetivos pessoais.


Independentemente do perfil com o qual você se identifica melhor, o importante é aprender com ele, afinal todos têm seu ônus e bônus.É fundamental sabermos quais são os nossos pontos positivos e negativos, avaliando o que pode ser melhorado ou mesmo mudado. O mais importante é ter em mente que, mesmo os pontos negativos (por pior que sejam) podem nos ensinar muito, basta que ter coragem para assumir e, assim, descobrir como usar isso a nosso favor.

E você, qual é o seu perfil?



Fonte: MulherRica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?