terça-feira, 12 de junho de 2012

Warren Buffett: Quem não gostaria de estar no lugar dele?

Conhecido como o lendário Oráculo de Omaha (cidade onde nasceu, no estado de Nebraska), desde criança Warren Buffett demonstrava interesse por gerar e guardar dinheiro. Trata-se de um dos homens mais respeitados do mundo, servindo de referência para milhares de pessoas (investidoras ou não), que se inspiram em seus conselhos e nas suas experiências.

Buffett, apesar de ser bilionário, é um homem bastante simples, humilde e com um ótimo senso de humor. Ainda mora na mesma casa comprada em 1958. Diariamente, às 8h30, ele acorda e senta-se diante da escravinha que era de seu pai, Howard. No trabalho, passa o dia lendo e acompanhando tudo que acontece no mercado financeiro, incluindo boletins diários do desempenho de suas empresas. Todos os dias retorna à sua casa, sempre pontualmente no mesmo horário: 17h30.


“Eu gosto de comer sempre a mesma coisa. Poderia comer sanduíche de presunto por 50 dias seguidos”, diz ele, na biografia autorizada, que recebeu o título no Brasil de “A Bola de Neve : Warren Buffett e o Negócio da Vida“, da escritora americana Alice Schroeder. Ele come sua comida em sequência, um item por vez, e não gosta que os elementos se misturem no prato. Suas comidas favoritas são sorvete de chocolate com pedaços, pipoca, hamburguer e Cherry Coke.
 

Buffett, aliás, mantém uma filosofia para cada momento de sua vida, dicas interessantes para serem compartilhadas:


Sucesso:  “Basicamente, quando você chega à minha idade, você acaba medindo seu sucesso pela quantidade de pessoas que você quer que o amem – e que realmente o amam. Se chegar à minha idade e ninguém pensar bem a seu respeito, não importando o tamanho da sua conta bancária, sua vida é um desastre.” 
Pensamento positivo, sempre: "Se você tem que ir do primeiro andar para o 100°, de um edifício e aí tem que voltar para o 98° andar, você vai se sentir pior do que se tivesse ido do primeiro para o segundo andar. Mas você tem que combater essa sensação, lembrando que você ainda está no 98° andar”. A mensagem que ele quer passar é: não deixe que seus momentos menos gloriosos ganhem uma proporção maior do que merecem.

Carreira: Trabalhe naquilo que você realmente goste. Faça o que você realmente gosta e nunca terá que trabalhar na vida. Quando você levantar desejando fazer outra coisa é porque você talvez não goste realmente do que faz.


O “cartão de pontos interno”: Buffett diz que há dois tipos de pessoas na vida: aquelas que se preocupam com o que os outros pensam delas e aquelas que se preocupam em ser realmente boas. Qual delas você é? “A grande pergunta sobre o comportamento das pessoas é se elas mantêm um ‘cartão de pontos interno’ ou um ‘cartão de pontos externo’. Ajuda se você se satisfizer com o cartão interno. Eu sempre olho para isto da seguinte maneira. Você gostaria de ser o maior amante do mundo, mas que todo mundo pensasse que você é o pior? Ou será que você preferiria ser o pior amante do mundo, mas que todo mundo pensasse que é o melhor? Essa, sim, é uma pergunta interessante.” 

“Memória de banheira” 
Buffett não permite que problemas do passado atrapalhem sua vida. Na verdade, ele disse que sua memória funciona como uma banheira. A banheira está cheia de ideias, experiências e questões que interessam a ele. Quando uma informação não serve mais, pronto: ele puxa o tampão e ela vai embora pelo ralo. Pensamentos negativos ou que o fazem ficar triste são os primeiros a ir pelo ralo, juntamente com tudo o mais que possa distraí-lo de seu objetivo. 


Amor!!!
Sempre há coisas que o dinheiro não compra. “O problema com amor é que você não pode comprá-lo. Você pode comprar sexo. Você pode comprar jantares em sua homenagem. Você pode comprar panfletos que dizem que você é maravilhoso. Mas a única maneira de conseguir amor é ser amado. É muito irritante se você tem muito dinheiro. Você gostaria de pensar que bastaria assinar um cheque”.


Fonte: Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?