terça-feira, 17 de julho de 2012

Eu quero, mas será que preciso?

Se há algo que todas nós desejamos, é dormir com a consciência tranquila, sem precisarmos nos preocupar com contas atrasadas e dívidas. Nada melhor do que deitar a cabeça no travesseiro, sabendo que nossas finanças estão organizadas, de acordo com o orçamento. Mas, afinal, por que é tão difícil manter as despesas em dia? A resposta é simples, porque não nos damos conta quando chegamos ao nosso limite financeiro.



Controlar o dinheiro é um desafio complicado para a maioria de nós mulheres. Mas, você já pensou por que não consegue controlar seus gastos? Será que você não se enquadra no grupo de pessoas que têm medo de tomar as rédeas de suas finanças?


Muitas mulheres usam desculpas auto indulgentes, para justificar por que compraram determinado produto. O pior é quando conseguimos nos convencer de que realmente merecemos algo novo, mesmo que, no fundo, saibamos que aquilo é supérfluo. O problema não surge no momento da compra e sim depois, quando estes gastos não orçados colocam seu orçamento no vermelho.

"Quando você diz para si mesma 'eu mereço', pense: será que você merece noites sem dormir, preocupações, um futuro incerto", questiona o economista Humberto Veiga, que acaba de lançar o livro "O que as mulheres querem saber sobre finanças pessoais" (Thesaurus Editora).

O segredo é ter disciplina na hora de ir às compras, usando nosso lado racional e avaliando bem o que realmente temos necessidade. Fazer uma lista não serve somente para ir ao supermercado, mas serve para controlar as finanças. Planeje, separe o que é prioridade daquilo que é apenas um mero desejo. Faça uma tabela de gastos, com entradas e saídas, assim ficará mais fácil entender seu orçamento, analisando quando é necessário mudar ou criar uma nova estratégia.  

Pense no seu futuro! Reserve uma quantia do seu orçamento para realizar aplicações. Outro ponto importante é gurdar uma parte para os gastos inesperados, pois imprevistos sempre acontecem e é bom estarmos prontas para eles.

Você lembra de um post recente do blog (Consumir Poupando)? Nesse texto, mostramos que existe sim espaço os desejos de consumo mas, às vezes, é necessário esperarmos algum tempo, reservando uma certa quantia para realizá-lo. Assim, além de realizar seu desejo, você poderá curtir esse momento tão esperado, sem se sentir culpada. Ter uma situação financeira equilibrada, ajuda não só seu bolso, mas impacta diretamente na sua felicidade e harmonia!



Fonte: Claudia

Um comentário:

  1. Ai, gente...
    tenho muito que aprender, pra conseguir me organizar financeiramente e conseguir poupar!

    ResponderExcluir

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?