quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Seja o profissional que o futuro espera

A cada dia o mercado de trabalho vem tornando-se mais concorrido. Qualificações que antes eram tidas como  um diferencial no currículo profissional, hoje podem ser encaradas até mesmo como algo trivial. Quer um exemplo? Há alguns anos, falar inglês era um “plus” no currículo, mas hoje, um questionamento bastante comum durante as entrevistas é: "você tem fluência em alguma outra língua estrangeira além do inglês? Diversos estudos apontam características que podem ser decisivas para que você se torne um profissional concorrido pelas empresas.

Vestindo a camisa
Antes, um dos pontos mais importante na hora de contratar um profissional, eram as suas habilidades técnicas. Não que isso tenha deixado de ser levado em conta, mas surgiram outros fatores que ganharam relevância na escolha do candidato ideal. Um ponto positivo é a capacidade que o profissional tem, de se adaptar à cultura da empresa, de estar alinhando aos seus valores. De que adianta trabalhar em uma empresa que pensa totalmente o oposto de você? Além de ser uma tarefa complicada, não será saudável pra você, tampouco para a empresa. O profissional do futuro deve encontrar o equilíbrio, tendo disposição para atuar tanto em tarefas operacionais, quanto em demandas estratégicas. 

Prepare-se para o mundo, literalmente.
Conforme comentamos, o inglês hoje é praticamente fundamental. E quando você adquiri fluência também em outros idiomas, aumenta suas chances de ser contratado inclusive fora do país, já que diversas empresas brasileiras possuem escritórios no exterior. Ao se aventurar numa terra desconhecida, com uma cultura e hábitos bem diferentes dos seus, é preciso ter muito conhecimento, disposição e planejamento. 

Rede de relacionamentos
O ambiente virtual pode ser um excelente aliado, basta que você saiba tirar proveito das situações. Filtre com atenção, o que é importante e tenha jogo de cintura para lidar com tanta informação. Porém tenha o cuidado para não se perder no ambiente virtual, pois o mundo real é o que realmente bate na porta.

Desvende-se e esteja preparado
Se não soubermos nos conhecer e avaliar, será quase impossível que outros obtenham o nosso melhor. É fundamental que conheçamos nossos pontos fortes para aprimorá-los ainda mais e também avaliar nossos pontos fracos, buscando sempre alternativas de melhorias. Invista em você, qualifique-se e esteja preparado para o mercado, sem esperar para correr atrás apenas quando for pressionado.

Tenha cuidado com as informações
Saiba manter em sigilo os dados que a empresa lhe fornece. Tenha bom senso: se uma informação é confidencial, você não pode sair por aí comentando. Ah, e se você faz parte do grupinho da fofoca, abandone-o imediatamente, pois, se persistir, você vai acabar se preocupando mais com os outros do que com o seu próprio rendimento.


Fonte: Holden

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?