Mais da metade das mulheres brasileiras não poupam nada ou guarda muito pouco de sua renda no período de um ano, revelou uma pesquisa realizada pelo Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado.
Conforme aumenta a renda, sobe o percentual de mulheres que poupam. Entre aquelas com ganhos mensais até R$ 1,5 mil, cerca de 69% não poupam nada ou muito pouco, enquanto entre aquelas que ganham acima de R$ 5 mil essa proporção cai para 43,2%. A escolaridade também segue o mesmo raciocínio, uma vez que, entre as mulheres com pós-graduação, 42% poupam nada ou muito pouco, ante 63% daquelas com até Ensino Médio Completo.
Entre as mais jovens (até 25 anos), o motivo para não pensar nisso é a idade. Já as mulheres entre 26 e 30 anos apontam motivos variados, sendo um deles a falta de recursos financeiros. A maior parcela das brasileiras acima de 30 anos não consegue apontar um motivo para não ter começado a poupar.
Entre a minoria que poupa, 28% o fazem eventualmente, sem uma regra específica, enquanto 27% separam um montante fixo regularmente, 22% fazem contas para analisar o quanto vão guardar antes de gastar, 17% poupam apenas o que sobra e 6%, quando recebem uma renda extra.
Muitos vão pensar que o principal motivo é que as mulheres gastam demais, por isso não investem, mas a verdade é que elas pesquisam mais e gastam em “picadinhos”, diferente dos homens que quando resolvem abrir a carteira é para renovar o armário de roupas ou trocar o carro.
Para praticar a arte de poupar consultores financeiros indicam que se estabeleça um percentual, 10% por exemplo, sobre a renda mensal, assim se o salário aumentar a reserva também acompanha. Agora não vale começar sem um objetivo, que inclusive, já tratamos aqui no blog (Objetivo das Mulheres Investidoras).
Então, vamos mudar o resultado da pesquisa em 2011??
Fonte: InfoMoney e Mulher em Pauta
Imagem: Coisas de Mulher e MdeMulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário