terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pesquisa revela: Mulheres não poupam!

  Mais da metade das mulheres brasileiras não poupam nada ou guarda muito pouco de sua renda no período de um ano, revelou uma pesquisa realizada pelo Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado.



  Conforme aumenta a renda, sobe o percentual de mulheres que poupam. Entre aquelas com ganhos mensais até R$ 1,5 mil, cerca de 69% não poupam nada ou muito pouco, enquanto entre aquelas que ganham acima de R$ 5 mil essa proporção cai para 43,2%. A escolaridade também segue o mesmo raciocínio, uma vez que, entre as mulheres com pós-graduação, 42% poupam nada ou muito pouco, ante 63% daquelas com até Ensino Médio Completo.

  Entre as mais jovens (até 25 anos), o motivo para não pensar nisso é a idade. Já as mulheres entre 26 e 30 anos apontam motivos variados, sendo um deles a falta de recursos financeiros. A maior parcela das brasileiras acima de 30 anos não consegue apontar um motivo para não ter começado a poupar.

  Entre a minoria que poupa, 28% o fazem eventualmente, sem uma regra específica, enquanto 27% separam um montante fixo regularmente, 22% fazem contas para analisar o quanto vão guardar antes de gastar, 17% poupam apenas o que sobra e 6%, quando recebem uma renda extra.
 
  Muitos vão pensar que o principal motivo é que as mulheres gastam demais, por isso não investem, mas a verdade é que elas pesquisam mais e gastam em “picadinhos”, diferente dos homens que quando resolvem abrir a carteira é para renovar o armário de roupas ou trocar o carro.

  Especialistas na área defendem que as mulheres são melhores investidoras, mas é preciso planejar. Afinal são obrigações com a beleza, como manicure, depilação, cabeleireiro e cosméticos. As despesas da casa e também dos filhos geralmente acabam sobrando para as mulheres, que assumem desde as compras do supermercado até quando pintar as paredes.

  Para praticar a arte de poupar consultores financeiros indicam que se estabeleça um percentual, 10% por exemplo, sobre a renda mensal, assim se o salário aumentar a reserva também acompanha. Agora não vale começar sem um objetivo, que inclusive, já tratamos aqui no blog (Objetivo das Mulheres Investidoras).


 Então, vamos mudar o resultado da pesquisa em 2011??





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?