sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Educação Financeira vem de casa!

Cada vez mais cedo, as crianças são expostas a informações e anúncios que incitam o “extinto consumidor” antes mesmo que elas possam entender o real valor do dinheiro. Frente a isso, temas ligados a finanças pessoais são inseridos antecipadamente na vida dos pequenos, justamente para tentar mostrar o valor de cada moeda. O assunto já se tornou disciplina obrigatória em várias escolas, mas cabe também aos pais reforçar e demonstrar de que forma os ensinamentos da professora podem ser aplicados na rotina da família.

Baseado no livro “O Menino do Dinheiro” de Reinaldo Domingos, separamos 10 dicas para fazer valer à máxima “educação financeira vem de casa”.

1) Qual é o momento certo para começar a falar sobre dinheiro? Quando a criança começa a ter desejos próprios, em geral aos dois anos de idade. Nesta época, já é possível mostrar o processo da troca da espécie por produtos.

2) Deixe para dar grandes presentes somente em datas especiais, para que a criança faça escolhas entre os brinquedos desejados e entenda que não pode ter tudo na hora que quiser.

3) Como já falamos aqui, o cofrinho, apesar de parecer “fora de moda” é uma excelente maneira de ensinar os princípios da economia para as crianças.

4) Saiba qual o brinquedo que seu filho deseja e acompanhe o processo de conquista do mesmo. Demonstre quanto ele terá que guardar para obtê-lo, acompanhe-o na hora da compra e torne especial este momento! Mostre como valeu à pena toda a economia que ele fez.

5) Estimule brincadeiras que levem as crianças a pensar sobre o valor do dinheiro e a importância de poupar.

6) De onde vem o dinheiro? Leve a criança ao seu escritório para exemplificar a relação entre trabalho e dinheiro.

7) Seus filhos podem (e devem) participar do planejamento de gastos da família. Faça com que eles entendam e opinem na hora das decisões, seja para um gasto maior, como a troca de carro, ou até menor, como a lista de compras do mercado.

8) Mostre para as crianças que nem tudo que a publicidade vende é necessário, e que nem toda a informação é real.

9) Quando você perceber que já existe um entendimento do seu filho sobre o valor do dinheiro, comece a dar a tão esperada mesada, para que ele aprenda, desde pequeno, a administrar suas compras, desejos e gastos.

10) Ao começar a dar mesada, abra também uma poupança ou invista em um fundo de investimentos de baixo risco, para onde a criança direcionará parte do seu dinheiro.

Com pequenas atitudes você pode garantir um futuro melhor para seu filho melhor, ensinando desde sempre, que economizar vale à pena!

Fonte: Dinherama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?