sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Divirta-se, mas com moderação!

O final de ano é marcado por reuniões entre amigos, happy hours, amigos secretos e, para muitos, a festa de confraternização da empresa. Apesar do ambiente informal, o diretor-geral do portal de empregos Trabalhando.com, Renato Grinberg alerta: "Essas comemorações acabam sendo uma extensão do ambiente corporativo, engana-se quem acha que não. Por isso, deve-se tomar cuidado em todos os
aspectos". 

Nunca se esqueça de zelar pela sua imagem, seja ela pessoal ou profissional. Deve haver um bom senso para aproveitar a festa, sem se engessar ou deixar de se divertir na festa. Confira as nossas dicas de como aproveitar com moderação!



# Cuidado com o álcool...

O fato da empresa oferecer bebida alcoólica não significa que você deva beber como se não houvesse o amanhã! Não esqueça que o responsável por promover ou demitir funcionários estará no mesmo ambiente que você. Para manter a linha, a dica é simples: para cada dose de bebida tome uma de água!


# ...e com a língua!

A confraternização é o momento de unir colaboradores e não de falar mal dos chefes ou até mesmo da festa. Se a intenção é menosprezar o colega, a decoração, a comida para alavancar risadas, busque um assunto melhor. Evite
as gafes!


# Mulheres: vistam-se de acordo com a ocasião

“Sempre passamos uma mensagem aos outros através da roupa. Que essa mensagem, então, seja a melhor possível”, afirma Lígia Marques,consultora em etiqueta e marketing pessoal. Todas as mulheres querem ficar bonitas e acabam esquecendo que se trata de uma festa da empresa e não de uma balada. Deixe em casa a saia muito curta, roupas muito justas, decotes e transparência. 


# Se não for presente da empresa, não leve para casa

Parece meio óbvio, mas pegar aquela garrafa de vinho que está sobrando ou o arranjo de mesa é proibido! Ninguém quer ser pego em flagrante pelo chefe, levando parte da festa embora.


# Não se feche

É normal ser mais amigo de um determinado grupo, mas isso não é motivo para se fechar em uma “panelinha”. Aproveite o ambiente informal para se aproximar de outros colegas. 


# Flertar ou dançar de maneira constrangedora

A moderação exigida na hora de controlar a quantidade de bebida alcoólica ingerida ou no decote da blusa, estende-se também para a dança. Dançar não é proibido, mas deve ser feito com postura, diz Lígia.

# Evite polêmicas       

Fotografar ou filmar momentos constrangedores, e ainda mais se for sem autorização pode trazer incomodação desnecessária, assim como assuntos polêmicos, como religião. Para o bom andamento da festa e das relações com seus colegas, a melhor coisa é evitar tocar em certos assuntos ou ter determinadas atitudes.


# Encher o prato

A regra básica da etiqueta vale para qualquer ocasião, inclusive na festa da empresa. Para Romaly de Carvalho, professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas, deselegante não é repetir 30 vezes, mas sim encher o prato, como se a comida fosse acabar.


Com pequenas atitudes você pode evitar problemas desnecessários, reafirmar a imagem de uma pessoa educada e o mais importantes: se divertir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?