sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Para começar o ano novo em dia!

2012 está quase começando e nada melhor que essa energia positiva que só um novo ano trás para organizar, limpar e acabar com todas as pendências. Para quem está no vermelho, mostramos algumas dicas de como eliminar esta angustia para poder de fato, aproveitar o verão!

# Renegociar

Para as devedoras que ainda tem o “nome limpo”, o primeiro passo a fazer é listar as dívidas e trocar as mais caras pelas mais baratas. Há também a possibilidade de obter um empréstimo a juros menores para quitar as dívidas com juros maiores. 

Se o CPF já foi parar em um cadastro de inadimplentes (já falamos sobre ele aqui), a única alternativa é ir até o balcão de empresas como SPC ou Serasa e tentar renegociá-las com prazos e valores que caibam no bolso.   

# De olho na inflação

Para não se endividar ou se atrapalhar com a inflação, a educadora financeira Sandra Blanco dá a dica: “É preciso botar todas as despesas na ponta do lápis e fazer a conta fechar. Se a inflação comprometeu o orçamento, é hora de reestruturá-lo, para que a conta continue fechando”.

# Crédito ruim

Uma pesquisa do SPC mostrou que as mulheres são a maioria das devedoras para somas de até 500 reais e um dos maiores culpados disto é o cartão de crédito. Então, os especialistas aconselham a nunca pagar o mínimo da fatura, pois no próximo mês o crédito se renova e incentiva mais gastos. 

Outro erro frequente que deve ser eliminado é incluir o limite do cartão de crédito dentro da renda mensal. “A pessoa tem uma falsa sensação de que tem recursos. Até que um dia, o mínimo da fatura passa a corresponder a 50% da renda, de tanto que a dívida cresceu. É nessa hora que a pessoa percebe que está endividada”, diz Dora Ramos, diretora da assessoria contábil Fharos

# Anote tudo

Não importa se você prefere utilizar uma planilha Excel ou um simples caderninho, desde que todos os gastos sejam anotados. É essencial manter o controle e saber para onde vai cada real, assim fica fácil saber por onde o dinheiro está escorrendo. Para as mulheres que tem costume de parcelar as compras, o cuidado deve ser redobrado!

# Planejar é a palavra

Saia de casa sabendo o que quer!Vá ao mercado com uma lista de compras e planeje suas despesas. Em uma sociedade que incentiva o consumo, as tentações são diárias e qualquer coisa vira motivo para sair passando o cartão. 

# Corte e economize

Quando anotar seus gastos e planejar suas compras virar um hábito, o exercício de cortar custos fica mais fácil. Imaginar que as suas finanças são uma empresa também é uma ótima alternativa: eliminar aquilo que é desnecessário, trocar para marcas mais baratas e aproveitar liquidações pensando como uma instituição é o jeito mais simples de controlar as emoções (e hormônios!) femininos na hora de ir às compras.

# Liquidações do mal

Promoções são ótimas oportunidades para comprar itens “não essenciais”. “Ninguém vai sair de moda porque comprou peças da coleção anterior por um preço mais em conta”, diz Dora Ramos. Porém, são necessários alguns cuidados para não cair na armadilha dos falsos bons negócios. Cerifique-se de que há necessidade deste produto ou serviço (mostramos aqui 6 perguntas para serem feitas antes de efetivar uma compra) e se o item em promoção está de fato mais barato. Pode paracer óbvio, mas a especialista alerta: “As vezes o que está em promoção em uma loja, supermercado ou site, pode ser encontrado por um preço ainda menor em outro lugar. É importante pesquisar”, diz Dora.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?