terça-feira, 13 de março de 2012

O melhor presente é o futuro

“As crianças já ganham brinquedos e roupas dos avós e dos tios. Não tem prova de amor maior do que dar boas condições educacionais e financeiras para o seu filho.” Isso pode parecer frio, num primeiro momento, mas é assim que pensa e age o consultor Mauro Calil quando o assunto é Dia Das Crianças ou o aniversário de seus filhos: em vez de comprar brinquedos ou eletrônicos, Mauro presenteia com ações os pequenos Isabela e Marcos – de 1 e 3 anos, respectivamente. 

Os dados da Indústria de Fundos de Previdência Privada Voltados Para Menores, comprovam que Mauro não é o único a pensar assim: de acordo com o Itaú Unibanco, esse mercado tem crescido entre 25% e 28% nos últimos anos. Outra boa opção é o Tesouro Direto. Quem começa a poupar e investir, desde os primeiros dias de vida de seu filho, pode garantir uma poupança que, mais tarde, pagará a faculdade, pós-graduação ou até mesmo começar um negócio próprio. Interessante, não? Mas não esqueça: esse tipo de aplicação deve ser feita, preferencialmente, por quem também invista na própria previdência.

Conheça agora os presentes financeiros que podem facilitar a vida de seus filhos:

Fundo de previdência privada para menores 

Os planos de previdência infantis são voltados para crianças e jovens, com idade até 21 anos, sendo possível abrir um plano em nome da criança logo após seu registro, mesmo que ela ainda não possua CPF. Fica a cargo dos pais, apenas os aportes financeiros. Disponíveis nas modalidades “Plano Gerador de Benefício Livre” (PGBL) e “Vida Gerador de Benefício Livre” (VGBL), esses planos dispõem de vantagens tributárias. Há, ainda, uma vantagem extra: os pais que contribuem para um PGBL infantil poderão abater de seu próprio IR as contribuições para o plano. “O IR que o pai teria pago, na verdade foi investido no futuro do filho, e não sairá de seu bolso mais tarde”, explica Osvaldo Nascimento, diretor executivo das operações de investimentos de pessoa física e previdência do Itaú Unibanco. Caso opte por um VGBL – porque usa a declaração simples do IR ou porque quer contribuir com mais de 12% da renda para a própria previdência e a do filho – o responsável já não dispõe de tal vantagem.

Tesouro Direto

Quem não quer correr riscos e não suporta o pagamento de altas taxas para os bancos tem como opção mais segura e barata o investimento em títulos públicos, via Tesouro Direto. As taxas são bem mais baixas e a rentabilidade, bastante satisfatória. Para Mauro Calil, é extremamente importante que a conta seja aberta em nome da criança, e não dos pais,a fim de evitar um resgate antecipado para pagar uma conta, por exemplo. Para investir em títulos (assim como em ações), é necessário fazer o CPF da criança.

Ações


Para quem optar por sofisticar o plano de acumulação de capitais para os filhos, presenteando-os com possibilidade de rentabilidades maiores, deve se dedicar a escolher boas ações para o longo prazo, fazendo aportes regulares no mercado de Renda Variável. No caso do consultor Mauro Calil, as ações são realmente usadas como presentes em datas especiais. No Natal, no aniversário e no Dia das Crianças, o professor deposita uma quantia na conta de cada um dos filhos, e no momento certo, utiliza os recursos para comprar ações. Quem não tem tanto tempo ou conhecimento no ramo, pode, ainda, depositar o dinheiro em Clubes de Investimento.

Para Mauro, presentear os filhos dessa forma é, além de tudo, uma ótima maneira de educá-los financeiramente. Desde cedo as crianças já aprendem a acompanhar suas aplicações e, quando adultas, dificilmente usam os recursos para alguma bobagem. “Não tem a ver com transformá-lo em alguém que não valoriza o dinheiro e o trabalho. Trabalhar é uma questão de valores, não de quanto se tem na poupança”


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?