sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O relacionamento entre as mulheres e o dinheiro

Hoje vamos falar da relação mulher x dinheiro. Márcia Tolotti, fundadora da Moddo Conhecimento Estratégico, que implementou os primeiros programas de educação financeira In Company no Brasil, participou de um encontro no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, e contou um pouco sobre essa relação tão polêmica.

Márcia aponta que 50% das mulheres brasileiras estão endividadas; 45% estão sobre-endividadas (além de possui dívidas, não conseguem pagá-las); 80% não guarda nenhum dinheiro e 50% não sabem sequer calcular juros. Outro dado muito interessante é que 34% das mulheres que começam a investir, desistem logo no início.

Estes números assustam, não é mesmo? E você, se identificou com alguma destas situações? “A relação financeira com o dinheiro não pode gerar endividamento. É preciso encontrar o equilíbrio entre a arrogância e a modéstia, que significa a justa medida entre saber até onde posso ir e saber quanto guardar”, instrui Márcia. “Inteligência financeira não é usar menos o celular, mas sim usar o celular com tarifas menores”.

A psicóloga dá dicas preciosas para mudar este cenário preocupante:
Anote TODAS as suas despesas em uma caderneta, durante seis meses. Sim, todas, até mesmo aquele batonzinho barato, e não desista, pois a maioria das mulheres começa a anotar, mas logo param. É necessário persistência até nisso, para atingir o equilíbrio financeiro. “Ao final do dia, assistindo novela ou lendo um livro, aproveite para passar tudo para uma planilha. Com disciplina e foco, isso dará uma noção básica do todos os gastos do mês e para onde vai o dinheiro”.

Outra dica, é ter consciência do valor do dinheiro e saber o que ele representa para cada uma de nós. Para muitas, a relação com o dinheiro pode ser de amor, poder, liberdade ou segurança. Então, temos que conhecer muito bem essa relação, para evitar gastos supérfluos e investigar qual sentimento está nos fazendo comprar de forma errada.

Marcia afirma uma mulher, que hoje esteja com 30 anos, poupando R$ 150,00 por mês, pode chegar aos 60 anos com R$ 500.000,00 no bolso, se souber diversificar seus investimentos. A bolsa de valores é uma opção que ela considera bastante interessante, quando obtiver um valor mais elevado para aplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?